Sim! É pura realidade. Foi lindo e funcionável,quando nos dias actuais erstas histórias causam inveja. Mas por vezes, mas felizmente que são poucos que para esses falarmos do antigamente é quase um crime, mesmo que esse antigamente seja o apontar do progresso que foi prático e funcionável, como o seria nos dias de hoje. Mas como é do antigamente e apesar de ainda não ter uma centena de anos, provávelmesnte muitos poucos saberão que existiu e relata uma pura realidade e que o apontamento não deixa dúvidas. Mas no tempo do meu avô, as coisas eram feitas com rigôr e transparência. Se em comparação provávelmente os dias de hoje confrontados com esta realidade, em muitos casos deixam muito a desejar.
Mas no tempo do meu avô a veracidade da existência do Caminho de Ferro de Penafiel. Como exemplo o percurso Lixa a Entre-os-Rios.
O Trajecto de Penafiel à Torre era percorrido em 45 minutos, havia horários fixados para todos os comboios do Douro.
Durante o mês de Maio de 1915, as receitas da Companhia foram de 2.642 Escudos e 13 cêntavos. O que representa um aumento importantissimo de receitas, dado que no mesmo mês do ano anterior teria sido apenas de 1.274 Escudos e 30 cêntavos. A Direcção da Companhia, em Ordem de serviço publicava que "todos os empregados" seriam obrigados a apresentarem-se com os fardamentos do novo padrão, que foram confeccionados á custa de cada um..... com respectivos distintivos de categoria.
A 27 de Julho de 1915 o Comboio chegava a Entre-os Rios com grande delírio para a Povoação "Senhoras de branco lançavam flores".
Realizou-se um Almoço no Hotel da Torre e um Jantar no Hotel de S.Vicente.
A Linha estava completa na sua extensão de 54 quilómetros e o esforço de José Maria Pinto Monteiro, Casimiro de Sousa Rebelo e Miguel Gomes Teixeira, eram assim compensados, com a conclusão deste troço e com a chegada da linha à Ponte de Entre-os Rios.
Era tempo de férias e alguns Aquistas foram de passeio em Comboio Especial até à encantadora e pitoresca povoação da Lixa.
O Comboio era Atrelado à "Máquina Penafiel"
Durante o mês de Junho e pelo acima exposto a companhia arrecadou 3.o18 Escudos e 89 cêntimos.
Tiveram lugar a realização de outras Excursões e todas elas com enorme sucesso e as mesmas foram realizadas sempre com os comboios cheios.
Era fredquente em dias de Feiras e Roamarias um grande número de pessoas ficarem em terra por falta de lugares.
Ouvi inúmeras vezes o meu Avô repetir estas realidades nunca me cansei de o ouvir, porque sempre o fazia com uma enorme alegria e adivinhava que ele até sentia alguma vaidade por ter sido por mais de uma vez um dos ocupantes dessas memoráveis odisseias.
Muitos anos em determinadas alturas tive de servir-me deste meio de transporte; confesso que eram minimasmente aceitáveis as suas viagens e o relacionamento com o Cobrador, mas devo confessar que sempre tive o desejo de um dia vir a ter pelo menos a sorte apróximada que teve o meu Avó. Tive viagens maravilhosas nas deslocações a S.Pedro do Sul e Viseu, no Vouguinha e participei em Almoços de confraternização de Ferroviários, o mesmo tendo acontecido em Moçambique. Nutro por este pessoal uma granded estima. Confesso que adoraria voltar a estas confraternização, sei que não é possivel por já terem partido. E os comboios cada vez rarearem mais. Hoje não viajo neste meio de transporte e certamente jamais terei esse prazer, mas para os homenagear vou recordando e partilhando a felicidade que sentia o meu Avô.
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