Num tempo em que vivemos com enormes dificuldades, mesmo que para muitos como eu, somos do tempo em que os nossos antepassados não tinham qualquer tipo de subsidio , reforma ou beneficiavam de outro qualquer tipo de ajuda para a sua subsistência,era frequente se citar a história da Lepra e dos filhos que levavam os seus Pais aos Montes onde lá se encontravam outros Leprosos, para que não morressem com o frio,
se faziam acompanhar de uma manta que lhes serviria de agasalho. Um dia um filho quando se preparava para deixar o Pai e a Manta, este chamou-o e respondedu-lhe:- Filho leva metade desta manta, guarda-a bem guardada para quando fores velho como eu, ou sofreres dessa doênça, parab quando o teu filho te vier cá trazer, esta metade de manta serva para te agasalhar do frio e te lembres deste dia e deste local e da herança que te doei neste local. O Filho ficou consternado e sem reacção. Meditou nas palavras do velho Pai e decidiu-se por regressar a casa, trazendo de regresso o seu Progenitor. No tempo de crianças para amaioria daqueles que tem a mesma idade ou menos alguns anos que eu, os nossos avós tudo faziam para que durante as suas vidas conseguissem mesmo aumentando o já enorme sacrifício que faziam em condições normais, adquirir ou construir a sua própria habitação que mais tarde seria doada a um dos seus filhos paraaque deles olhassem, depois de não poderem trabalhar até que partissem.
Talvez as histórias reais do passado nos ajudem a compreender e a enfrentar com maior espirito de sacrfício o presente. As histórias smuitas vezes e em tempos diferentes repetem-se, por vezes não nas idades avançadas, mas nas maiss Jovens. Hoje assistimos a que muitos sem nada fazerem para o merecer vão passeando desfrutando e recebendo sem na maioria dos casos nada terem feito para viver da riqueza do trabalho que poderiam produzir, mas sim da diat Justeza a que é chamada pelo nome de Reinserção Social. Os outros Jovens que eles e os seus Pais com tremendas dificuldades conseguiram uma Licenciatura Académica, é-lhes retirado todo e qualquer tipo de apoio, pois se são licenciados os seus Pais serão ricos,ou até parece que o Diploma lhes dá direito a se reabastecerem nos Hipermercado sendo exigivel ser Identificando. Enquanto isto uns e outros vão suportando individandso-se esperando quem sabe a vinda de dias melhores. Urge uma pergunta se uns tem direito porque é vedado aos outros?!!!
Mas do antigamente outras histórias são importantes e com alguns casos que nos chegam e os quais tem protagonistas camafulados de pessoas que nunca o assumem no minímo dá vontade de rir.
Isto vem a propósito do trabalho louvável que o Executivo da Nossa Freguesia tem vindo de uns tempos a esta parte a assumir no Cemitério de Nogueira da Regedoura, com a conservação da Japoneira implantada na cabeceira da Sepultura do Dr. Prata.
Junto a esta sepultura existe ama outra onde se encontra sepultado o homem que a plantou e que algumas vezes a tratou o que é prova do gosto que nela tinha. Durante vários anos eu e Camaradas meus pagamos para que os Coveiros dela tratassem, passou depois a ser tratada pela Senhora que enfeitava a sepultura de Ferreira Soares. Actualmente o Executivo da Vila de Nogueira da Regedoura tem assumido esse tratamento. Porque esta acto louvável é digno de registo e um desafio a que outros Executivos sigam este exemplar registo,aqui fica registado o meu sincero reconhecimento e agradecimdento como Residente e Eleitor e o desejo que este exemplo dignificatico seja levado continuado por este e outros Executivos independentemente das Ideologia que cada um sustenta, ou imortaliza.
Sem comentários:
Enviar um comentário