sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BENDITOS MENTIROSOS - Ai Que saudades nós temos dos que já partiram . Rio Mau/Penafiel- Pedorido, Raiva, Sebolido

Devo confessar que quando há muitos e muitos anos entrei numa Taberna do Seixal e deparei com um quadro e no mesmo edstava escrito:- Aqui param : Caçadores, Pescadores, Marinheiros e outros mentirosos. Sinceramente fiquei incomodado e interroguei-me a mim próprio como seria possivel tal ousadia, já que aqui na minha Terra havia toda esta espécie e muitos mais de fora que cá vinham parar. Tinha crescido com eles e com uns e outros até tinha ganho a vida,o meu Pai que era Caçador, Pescador e Barqueiro, como seria possivel ser indirectamente tratado daquela maneira. Como se ousa dizer; quando há fumo na Floresta é porque há fogo e se o Quadro lá estava é porque havia fundamento em tal afirmação. comecei então a aperceber-me que para se ser bom nestes desempenhos, também temos de saber mentir, porque estas mentiras fazem parte do jogo. Bom era que todos fossem como estes, pois são mentiras de ocasião e que não visão criar atritos nem prejudicar o semelhante. Comecei então a ser mais perspicaz em tudo o que me diziam relacionado com a pesca e a caça, então sim concluí, que um verdadeiro Pescador, Caçador ou Marinheiro, tem necessáriamednte de ser um mentiroso hábil. Ele diverte-se e faz divertir o parceiro, porque sabendo que ambos usam essa técnica, acabamos sempre por caír no engodo. Se conseguimos identificar os anos que os Peixes tem pelas escamas, também é por pequenos nadas que conseguimos identificar os que estão acima da média. Sinto uma enorme saudade de já não poder ouvir dos que já partiram essas mentiras agradáveis e por vezes até carinhosas, contadas vezes sem fim e que por tasntas vezes que as conaram que acabaram convencidos que eram testemunhos verdadeiros. Que muitas dessas me  eram contadas e que devo confessar que sempre acreditei. Mesmo depois de saber o lado verdasdeiro eu preferi sempre acreditar na versão inicial. Eram moldadas de tal ordem que por vezes levavam imenso tempo a ser preparadas atém serem contadas pela primeira vez. Então muitas vezes dizia-se quando a boca queria fugir para a verdade:- Porra já ía metindo!... Certo que a solidariedade era total mas sempre se procurava ser mais completo na arte de mentir do que o companheiro. Também cedo fui contaminado por este virus e não teria sido um bom Pescador e Marinheiro, se não tivesse aprendido a arte de mentir. Mas de que tipo de mentira tenho vindo a falar? Se estamos a apanhar peixe grande se muito, mostramos sempre o mais pequeno. Reafirmando ser o único. Mas normalmedntge edsxta mentira não dura muito tempo., porque a vaidade de nos querer mostrar bons e sábios supedra-se e então logo exibimos o resto dos exemplares. E logo caímos naquela do meu Avô :- Ó Margariada pica uma , pica duas, pica sete, para que toda a gente sxoubesse que o Jaquim Ferreira tinha Pescado sete Lampreias. Outro tipo de mentira muito usual, é quando pescamos peixe em determinado areio ou revessa, dizemos sempre o lado errado onde o apanhamos. Tantas e tantas outras pequenas petas; que ser mentiroso com este esto é maravilhoso. É maravilhoso recordar que estes homens valentes sabiam partilhar e eram solidários. Não dúvido porque não acredito em gerações ditas rascas que estes e outros exemplos dignificantes não sirvam no futuro para que os vindouros sejam mais e melhores. Até lá que sejamos pelo menos iguais. Aprendemos com a Universidade da vida. Os nossos antepassados são um Baú de recordações e experiências válidade que de lá poderemos tirar valiosos ensinamentos que muito nos podem ajudar a moldar e assim melhor a nossa personalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário