quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

UM HINO AOS MINEIROS E BARQUEIROS QUE CONHECI. Freguesias da Raiva-Pedorido-Melres-Rio Mau- Sebolido etc.

MINEIROS E BARQUEIROS DA MINHA TERRA (TRABALHANDO NO PEJÃO)Empresa Carbonifera doo Douro

Não temas esses «negros» caminheiros
Porque, afinal, os homens que ali vão
São do trabalho heróis, são os mineiros
Dos Montes escabrosos do Pejão!

Repara que em seus rostos, verdadeiros,
Há suor e poeiras de carvão!
Coitados, no labor, são companheiros
Dos Montes dificeis do Pejão!

São filhos da aridez, filhos da Serra,
Os mineiros leais da minha Terra,
Mas almas aureoladasde candura!
Se a Mina com pó negro os atormenta,
O Céu, por outro lado, os alimenta
Com a Graça de Deus, tão alva e pura

Mineiro=
Ser humano =
Toupeira do Carvão.
Homens incansáveis no árduo trabalho que executavam, mas que pelo alívio que lhes causava o amor ao seu rio o suportavam com enorme alegria esquecendo o esforço a que eram sujeitos.
Varzeela.
Cemitério dos barqueiros, onde o vento não soprava e os obrigava a trabalhos redobrados, principalmente em ocasiões em que o caudal das águas eram maiores e as correntes se tornavam mais fortes.
Que enorme felicidade eu sinto em com eles ter convivido e trabalhado na minha Juventude.

3 comentários:

  1. MEU REVIVER O PASSADO E MEMORIAS AQUI RECRDO MUITO DA MINHA INFANCIA MUITO QUE TENS ESCRITO ME RECORDA MINHA INFANCIA E REVIVO AS IMAGENS INESQUECIVEIS MESMO A DOS MINEIROS INDO OU VINDO DAS MINAS DE BICICLETA TODOS PRETOS HOJE RECORDANDO É DE ARREPIAR MEU PAI COITADO TAMBEM LA ANDOU E MEU IRMAO TAMBEM QUIS IR PARA LA MAS LÁ MORREU POR ISSO Á QUE DAR VALOR A ESTAS PESSOAS QUE BEM MERECEM PARABENS PELOS TEUS SAITES OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo Comentário e que sirva para homenagear a memória de seu Pai, bem como de todos os Mineiros e em especial, aqueles que já pereceram.
    Também entrei para lá aos catoze anos e andei até aos vinte, sendo que dois deles foram dentro das minas. Nesse tempo deu o direito a que eles podessem sustentar os filhos garantindo um minímo de sobrevivência, eram tempos dificilimos. Tenciono desenvolver um trabalho de maaior profundidade.
    São estes incentivos que nos movem. Tudo de bom

    ResponderEliminar
  3. MEU REVIVER O PASSADO E MEMORIAS AQUI RECRDO MUITO DA MINHA INFANCIA MUITO QUE TENS ESCRITO ME RECORDA MINHA INFANCIA E REVIVO AS IMAGENS INESQUECIVEIS MESMO A DOS MINEIROS INDO OU VINDO DAS MINAS DE BICICLETA TODOS PRETOS HOJE RECORDANDO É DE ARREPIAR MEU PAI COITADO TAMBEM LA ANDOU. E MEU IRMAO TAMBEM QUIS IR PARA LA MAS LÁ MORREU POR ISSO Á QUE DAR VALOR A ESTAS PESSOAS QUE BEM MERECEM PARABENS PELOS TEUS SAITES OBRIGADO

    ResponderEliminar