quarta-feira, 14 de setembro de 2011

domingo, 11 de setembro de 2011

S. Pedro meu querido

S. Pedro meu querido perdoa-me.... Não foi por querer que faltei a este nosso encontro no dia 11 de Setembro de 2011 mas o meu estado de saúde não o permitiu. Espero poder fazê-lo em próxima oportunidade.

Convívio da Junta de Freguesia de Sebolido no S. Pedro

Cancelos - Sebolido
Motor de vitamina para estas iniciativas.
Obrigado conterrâneos por todo o apoio.







sábado, 10 de setembro de 2011

Mensagem aos meus amigos

Queridos amigos...


Nesta hora não poderia estar indiferente a tantas mensagens de carinho e de conforto pelo que aproveito para vos agradecer.

Tenho-vos a todos no coração e espero em breve estar de novo convosco diariamente.

Até lá, um forte abraço.

Bem Hajam,

Um XI-CORAÇÃO

Valdemar "Ferreira" Marinheiro

domingo, 28 de agosto de 2011

Mensagem de um Grande Amigo

"FAZER UMA BOA OPÇÃO!... É A VIDA!

O teu é o meu rio e chama-se Douro!
Podem ter feito grandes transformações que alteraram profundamente todo o seu aspecto, mas não poderão nunca fazer com que deixe de ser o nosso rio de recordações, que despertaram o nosso encanto de crianças e mais tarde de jovens, prontos a rumar para onde fosse aconselhável, porque as sociedades não páram de criar condições às mudanças, que, por sua vez, acabam por nos envolver e "arrastar" para mundos tão diversos, que nem seríamos capazes de imaginar!... Bem, imaginar até podíamos, porque em todos os tempos foi possível sonhar, estivéssemos prontos e receptivos aos sonhos! 
Sei que fizeste de tudo naquele rio da nossa época! Desde ver pescar e aprender para depois executar igual ou um pouco diferente; aquela infância não era diferente das de outras épocas, todas atrevidas e dispostas a querer virar tudo ou quase tudo do avesso! Tudo fluía com espontaneidade dentro do rio e fora dele, porque se conheciam e não havia que ter medos do que quer que fosse... E porque assim era, fazia-se o convencional, mas nem sempre, porque o errado também acontecia, ou será que não?!...
Um pouco mais abaixo fui assíduo dos areais de ambas as margens, embora tomasse conta da azáfama que envolvia todas as zonas ribeirinhas! Conhecia os pescadores e o que pescavam, sem saber muito bem como seriam essas práticas piscatórias... Bem perto do rio e na sua proximidade conheci aquele outro povo cigano de comportamentos tão desiguais e que de tempos a tempos por ali passava... Achava estranho, porque assentavam arraial quase sempre no mesmo local e como chegavam de surpresa, de surpresa partiam e sem avisar... Tinham um modo de vida tão desigual das nossas gentes, nem se tornavam mineiros, nem barqueiros, nem frequentavam a igreja, nem utilizavam os pequenos barcos para mudar de margem; nem por uma vez vi um cigano a pescar nas águas mais pacíficas do rio Arda, no caso de haver o receio a razão do Douro ser mais imprevisível...
A época da nossa referência é dos anos cinquenta do século passado e de então para cá tanta coisa se passou Valdemar! Uma coisa temos como certa: o rio Douro não envelheceu nem um bocadinho... Tem a mesma idade e podemos considerá-lo até um jovem! Lá porque lhe modificaram os caudais e o aspecto seja bastante diferente, mantém as características próprias de um rio, pelo que daqui a um milhão de anos não vai notar-se qualquer diferença! Cá fora, nas suas margens não será bem assim e o desgaste irá deixar marcas e profundas alteracções físicas! 
"

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Para Ti com um Grade Abraço Amigo Rimauense Augusto Silva.

RECORDAÇÕES!

Fico contente Valdemar por saber que continuas a dedicar a tua grande amizade ao rio Douro!...

Fico feliz ainda por perceber, que nunca serás defraudado com semelhante amizade!
Quanto à pescaria também já vives mentalizado que sável e lampreias não irás encontrar, mas surpresa também já não será!... A não ser que algum ainda ande perdido por essas albufeiras, mas se tal for o caso, temo pelo teu valboeiro e pela tua vida que correria perigo!
Recordar os anos Cinquenta é recordar o rio Douro e as melhores amizades da nossa infância, que perduram na nossa memória até ao final dos nossos dias!

Sinto, às vezes, que tínhamos grandes hipóteses de reencontrar esses nossos bons amigos de há muitas décadas, mas perco o fulgor e refreio o instinto, por ter a percepção de que poderia vir a ficar "chocado" - uma forma de expressão - com as mudanças, entretanto neles operadas, e, que, infelizmente, têm vindo a suceder com muita regularidade...
Uma boa pescaria Valdemar e um bom encontro com o nosso rio Douro!

Nota:
Amigo Augusto :
- O nosso Rio é generoso e sabe perdoar como ninguèm.
Mostrou-se indiferente à ausência de mais de quatro décadas que o separavam do Tarim e recebeu-o de peito aberto, ofertou-lhe  as espécies de peixe que dentro dele vivem e que ele alimenta.
O espumar das suas ondas tarnsmitiam a mensagem de felicidade por ali o ter junto a si.
Que nos perdoem os amantes e apaixonados de outros Rios:
-Para nós, este é o mais lindo, o mais belo, mais generoso e aquele que nunca perdoa, porque nunca crimina.
Obrigado meu rio.
Obrigado a todos Amigos/as.
"

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Exccursões/Convívo = Sebolido = Nogueira da Regeoura.

No passado dia 14 de Agosto realizou-se aquilo que vinhamos preparando à uns tempos.
A Associação GADATA, com um Autocarro, com gente de Nogueira da Reegedoura, veio juntar-se com as Gentes de Sebolido e juntos seguimos viagem, com paragens em Amarante, Vila Real e lá seguimos até MOnte de S. Leonardo.
Tudfo correu como o previsto, quando lá chegados constatamos que tudo estava em conformidade.
Os quartos de banho abertos, o Céu limpo, o que permitia avistar aquela paisagem deslumbrante numa extensão até a vista deixar de alcançar. Maravilhoso.
Quem levou Farnel ali tinha sombras ofertada pelas atvores e mesas à fartura.
Após o Almoço/Convívio, lá se deu início ao bailarico, pois o Acordeão bombos, ferrinhos e Viola e o auto-falante transmitindo música gravada,animavam a festa.
Foi assim até pelas 16 horas, sendo que pela volta das quinze e trinta a capelinha foi aberta e os devotos lá poderam ir fazer a sua visitas e as suas preces.
Por volta das 16 horas seguiu-se Régua e rumamos a Penafiel.
No parque da cidade uma hora de paragem para devorar o merendeiro e seguimos rumo a Sebolido, separamo-nos ali, pois a excursao dea GADATA foi visitar  a Estátua do Anjo.
Seguimos por Sebolido e por volta das 21h30 terminava o maravilhoso passeio.
Mais uma vez ficou provado que as Associações sem fins lucrativos quando servidas por dirigentes capazes são capazs de fazer coisas lindas ou maravilhosas juntando as pessoas em fraterna cavaqueira.
Para mim pessoalmente este passeio ficará no meu coração, pis pela primeira vez consegui reunir as gentes da minha terra com o pessoal do Concelho onde resido.
Como eu fui feliz. 

sábado, 6 de agosto de 2011

Da Régua a Cancelos/Sebolido

Numa viagem de sonho que espero ver  concretizado mais valorizada ainda pela atitude  das minhas duas filhotas, Genro e Neto Rafael Marinheiro. Que com total surpresaa me ofertaram avoagem e minha Ninfa.
Lá irá o Marinheiro primeiro junto à margem destino T´rguua e depois embarcar com a sua Ninfa, nevegar Douro abixo, uma parte até Barragem de Carrapatelo nunca por nós navegado e depois tabém pela primeira em Barco de Recreio. Mas que servirá para recoradar vez a recordar os bons velhos tempos onde passei  largos mesees a Verão a pescar  o peixe miúdo comredes de Verão.
Espero que mesmo na parte que me tem dentro dele entre margens receba a boa Nova de que quem vai ali o adora em toda a sua extensão.
Muito mais apetecivel vai ser esta viagem depois de ter lido a importante e realista do meu conterrâneo Augusto Silva, que bem conhece e adora os recantos  onde nasceu e crresceu.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O DOURO = Nos 25 Anos da Minha Abstinência. Na Festa do S. Domingos da Serra.

Só... Só mesmo aqui eu poderia ter nascido. Deslumbrante.
Foto tirada a caminho da Romaria de S. Domingos da Queimada no dia 4 de Agosto de 2011.
Se mais palavras houvesse.....
Este rio é meu conffidente. Quanto mais o olho mais o admiro. Adoro falar contigo.
Aproveito nesta reportagem para reconhecer quanto importante teêm sido as mensagens de solidariedade e incentivo de amigos/as.
A todos vós o meu grato reconhecimento. Não encontro palavras para vos dizer quanto vos estou grato.
Permitam-me uma excepção como homem do Rio e Mares, esta dedicatória individualizada.
Dedico como reconhecimento e gratidão ao Escritor : Homem que adora o nosso Rio, também Marinheiro de Mar Alto e que faz parte do meu enorme grupo de Amigos, pela mensagem que me enviou e que brevemente e com a devida vênia aqui a públicarei.
Tocou-me muito fundo.
Só pode ter esta resposta: 
_-Podes contar comigo  companheir de infâancia: que este  Barqueiro está preparado para enfrentar Ventos e Tempestades e que rumará a porto seguro sem desvio de rota: -E sem  um ai de lamentação.
Nem seria nem poderia ser outra aviagem depois de tantas e tantas mensagens de insentivo.
Como vos estou reconhecido.
 Obrigado amigo Manuel Araujo Cunha.
Deste teu amigo de Infância, Valdema Ferreira, Pescador e Marinheiro. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

As minhas Traquinices de Criança e Juventude.

O que mais me atormenta em relacção às minhas traquinices na minha juventude, não é o havê-las cometido, é sim o não poder voltar a cometê-las.
Fui felliz porque fui jóvem na minha juventude e sou feliz agora porque soube aprender e armazenar para viver em plena felicidade na minha velhice.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma Pescaria no Douro =Partida do Cais.....Embarcando Pai Filho.

Vejam em Baixo os exemplares da Pescaria
                                           
                                      Uma Tarde de enorme felicidade para o Jóvem Cristiano.


                                                                O Barco atraca aos Cais.


Navegando Douro Abaixo, com Rio Mau no Horizonte.


Fotos Inéditas para mais tarde recordar
O Hotel nas Fontaínhas . Vai devagar devagarinho.


O Cristiano Pescador. Primeira vez dentro de um Valboeiro


Os apetrechos da Pesca do Filipe de Pedorido. Roubaram-lhe as canas,mas ainda lhe deixaram estes.


Duas fotos a cima de Rio Mau à Vista. Fotos Inéditas.


Em dia de Céu muito nublado, mas que por empenhamento de S. João de Rio Mau, S. José da Raiva, S. Paulo de Sebolido e S. Domingos da Serra e eu próprio .
S. Pedro foi generoso e parou a chuva da parte da tarde para nos permitir pescar.

domingo, 3 de julho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Engenho de Azeite na Minha Aldeia

Reconstrução de um Museu e Engenho de Azeite



Este Rio Também é Meu

Como é bom nos comunicar-mos


Quantas confidências já foram feitas a partir desta Janela da minha Velha casinha.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 e Junho de 20111 = Passeio Rio no Douro e a Pescaria.

Apróxima-se a hora de partida e se tudo correr bem dentro de duas horas estarei proporcionando um passeio certamente inesquecivel a uma familia amiga e seu filhote de tenra idade.
Espero que durante uma três horas eles possam desfrutar do ambiente saudável fisíco ou psiquico de quem numa casca de nós como ousamos dizer em termos marítimos uma pequena embarcação de madeira de 7 metros e mpvida a remos e vela como é desejo deles.
Claro que não vai faltar o dar banho à minhoca, para que o miúdo possa pela primeira vez ver e deitar uma cana a pescar e quem sabe tirar algum muge (Taínha) das águas do Douro.
Apesar de o tempo ser escasso, pois o meu amigo ainda se encontra a trabalhar e como a Esposa também tarabalha, ele quer aproveitar o ela estar de férias para lhe proporcionar à sua esposa  e ao puto verem satisfeito um seu grande desejo.
Por mim estarei totalmente disponivel e é com imensa satisfação que o vou fazer.
Quando sabemos que podemos contrinbuir para que alguém se sinta feliz isso é gratificante. Espero que eles venham a gostar e darei a conhecer a curta viagem que lhes irei proporcionar e a sua sensação que não me passará despercebida. Ou não seja ser catedrático nestas lides marítimas.
Aos meus amigos os votos de que sejam felizes e que esta experiência seja sua vontade ter continuidade.  

terça-feira, 7 de junho de 2011

Rio Douro, Cancelos/Sebolido e Midões/Raiva = Amores Eternos

Eu não percebo, certamente ninguem sem interesses perceberá, porque ainda se mantè este triste cenário!!!


Poderá haver muitos culpados por esta situação, mas um seguramente é inocente o Rio Douro
O andamento das Obras falam por si. Nem sempre os Políticos são demagogos.

Se o saneamento prometido está quase pronto, só que fica enterrado e ninguém o vê, a obra aqui representada essa perdurará aos olhos dos Sebolidenses e de muitos outros certamente milhares de pessoas que virão a visitar este Engenho/Museu de Azeite. Não poderia ficar indiferente a esta importante obra numa pequena freguesia e que dita 20 quilómetros do Concelho. Apraz-me registar que prometeram e estão cumprir e não se tratará de obras da Santa Engrácia ou do convento de Mafra. Merece os parabéns o Executivo Sebolidense e o Camarário Penafidelense.



Falando o Douro comigo:
 Suavemente lhe quero dizer:
   Nas suas/minhas águas Amigo
    Dentro delas eu poder conviver

 Este lindo Rio que ali vai
Que jamais estará a sós
     Que  foi de minha Mãe e Pai,
    de meus Irmãos Tios e Avós
Adoro ter este rio, que me viu nascer e crescer, que me acolhe e permite eu poder chamar-lhe meu.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Paz à sua alma = Velhas Memória Iluminadoras. Sebolido e Rio Mau de outros tempos

Manuel do Frederico 
Pereceu aos 85 anos. Paz à sua alma.
Mais um que partiu.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Presidente, Padre e Vereador na celebração do Lagar

As gentes de Sebolido marcaram presença certamente queriam ouvir o Presidente Doutor Alberto Santos

Serão duas obras importantíssimas no desenvolvimento e bem estar da população e da Freguesia

segunda-feira, 21 de março de 2011

Presidente da Câmara de Penafiel visita a Freguesia de Sebolido

No passado Sabado uma vez mais o Senhor Doutor Mui digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, fazendo-se acompanhar também pelo Digníssimo Vereador e Presidente da Penafiel Verde, Doutor Mário Magalhães vieram até nós para nos trazer a boa nova de uma Primavera sorridente e de progresso.
Numa Freguesia como a nossa tão carente, tendo como um dos seus principais problemas a inesistência do saneamento, obra dispendioso e que acabada de ser executada é enterrada e ninguém mais a vê! Os dois ilustres responsáveis numa demonstração de descentralismo, vieram ao local e perante as gentes da freguesia "que quizeram prestar-lhe a sua homenagem com a sua presença"  anunciar que o mesmo não seria uma utopia e que ali também se encontravam responsáveis pela empresa a quem foi adjudicada a obra e que num prazo máximo de um ano o mesmo estaria concluído. Mais adiantou: que ficava não a promessa, mas o comprometimento, de que daqui a um ano no máximo; ali estariam de novo para testemunhar a conclusão da obra, assim como a ETAR que será feita na vizinha  Freguesia de Rio Mau. Mais adiantou: que a  conclusão do Centro Escolar, que servirá as duas Freguesias Rio Mau/Sebolido, que brevemente entrará em funcionamento. Como se isso não bastasse: e não fosse muito, " para quem sempre esteve  habituado a receber tão pouco" em tempo de vacas magras adiantou a entrada brevemente em funcionamento das Escolas actuais de Sebolido para a Associação recentemente criada e assistiu-se ainda ao lançamento da primeira pedra " benzida pelo Padre Marílio" para a edíficação do Museu Engenho, onde já se encontram as máquinas prontas a começarem a laborar. Segundo a sua convicção: virá a ser um lugar atractivo, onde seguramente servirá para trazer até nós muitos forasteiros.
Segui-se um brinde de honra ofertado também a todos os Sebolidenses., que fomos convidados pelo senhor Presidente de Junta doutor  Manuel Correia dos Santos.
Sabendo-se que o Senhor Presidente é um óptimo comunicador, foi um convivio espectacular com a simplicidade e facilidade de diálogo dos dois Personagens. Presidente e Vereador e ainda a sua paixão pela escrita e não faltaram as pessoas que tinham adquiridos os seus dois livros públicados e que ele ali se disponibilizou a autografar.
Como vivo em Nogueira da Regedoura o Senhor Presidente disponibilizou-se para em oportuna ocasião com datas a serem acertadas se deslocar até ali ou a S. Paio de Oleiros para apresentação da sua mais recente obra. estando previsto para muito breve a apresentação em Nogueira da Regedoura na sede da Junta de Freguesia pelo escritor Rimauense criado em Sebolido Manuel Araújo Cunha. 
A coisa promete.
As fotos e a intervênçao do Senhor Presidente ficará para posterior publicação aqui no blogue.
Como pessoa assídua e com habitação em Cancelos e embarcação o Valboeiro " O Marinharinheiro", apraz-me registar estes progressos e se me permitem felicitar o Senhor Presidente da Junta e restante membros do Executivo e Assembleia de Freguesia, tal como o Executivo e Assembleia Municipal de Penafiel pelo desempenho.
Foi uma honra poder estar presente.
Valdemar Ferreira Marinheiro

Águas do Rio Douro = Palavras para quê?

Só um alguém  de má fé, poderá afirmar que este lugar aprazivel não é uma das maravilhas da mais atraentes da natureza
Posted by Picasa

As minhas aldeias tem Rio tem Serras e tem guardados inúmeros segredos, de gente que já o deixou físicamente, mas que continuará eternamente ligado ao se rico historial. Nestes estão os velhos e valentes Lenhadores,Pescadores, Barqueiros e Marinheiros.
Sinto-me imensamente realizado e sei ser parte integrante daqueles que de uma ou outra forma contribuíram para ligar para sempre esses lobos do Rio de outrora com a luta qure durante anos travei para que em Cancelos/Sebolido fosse atribuída o nome a uma rua junto à margem do Douro com nome de Rua dos Pescadores. Justiça ao Executivo actual presidido pelo Doutor Advogado Manuel Correia dos Santos, que levou o assunto à Assembleia de Freguesia, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade.
Mais relevante e digno de registo por se tratar de um Jovem intelectual que fez jus a um rico historial, contrariando com a tacanhês de outros executivos.
Reconhecimento devido de um homem do rio também eu pescador e marinheiro de Cancelos/Sebolido

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Tradição ainda é o que era.

Em Cancelos ainda houve dia com Sol
Domingo com missa.
Segunda -Feira com preguiça