terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Capelas: Com e sem Missa

Capela da Quinta da Moira:
Por suspeita que ali se praticavam bruxarias, o Bispo de Penafiel não autorizou que ali se rezasse missa, indiferente a isso, a capela foi sendo conservada, e muito recentemente os seus proprietário a reestruturaram, mesmo o sino que foi tirado, está prevista a sua colocação brevemente.

Capela da Senhora do Monte
A capela da Senhora do Monte como é conhecida, foi edificada no ano de 1808, onde o Atoleiro, se deslocou a Loures França e aí adquiriu uma Imagem da nossa Senhora de Lourdes.
Consta que o dinheiro terá sido de todos os Sebolidenses, e que o velho Atoleiro, ali se tenha deslocado de Alpercatas de pano.
Tudo indica que o terá feito em virtude de não ser não ser autorizada missa na Moira, e para não se deslocarem a Rio Mau. ou a Canelas, onde a deslocação a esta freguesia era deveras arriscadissima pela alcateia de lobos, que quando esfomeados não esitavam em atacar as pessoas.
Sabendo que era normal acontecer os Senhores que se deslocavam a cavalo ao alto dos Montes e eram atacados por fortes tempestades, era normal prometerem a construção de uma ermida. Promessas que cumpriam rigorosamente e que hoje se pode testar ao vermos essas capelas edificadas bem lá no alto dos montes.





















Sem comentários:

Enviar um comentário